Topo

Putin propõe aos EUA trocar garantias de "não interferência" em eleições

25/09/2020 17h08

Moscou, 25 set (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs nesta sexta-feira aos Estados Unidos uma troca de garantia de "não interferência" nos assuntos eleitorais de ambos os países, incluindo o uso de tecnologias da informação, informou o Kremlin.

Em comunicado divulgado no site da presidência, Putin pediu que o governo americano "reinicie" as relações na área de segurança da informação, listando as medidas que os dois países devem tomar.

O presidente russo disse que um dos principais desafios estratégicos que o mundo enfrenta é o risco do surgimento de um "confronto em larga escala" no mundo digital.

Para evitar que isso aconteça, Putin propôs que os Estados Unidos, como uma das principais potências mundiais, adote um programa de medidas "para a retomada das relações na área do uso das tecnologias de comunicação e informação", incluindo "troca de garantias de não interferência nas eleições com o uso das táticas mencionadas e outros métodos com o uso de altas tecnologias".

Além disso, Putin defendeu o restabelecimento de um diálogo completo de alto nível entre os países sobre questões de segurança da informação.

O presidente russo também propôs contribuições para o trabalho "continuado" entre os órgãos competentes dos dois países para "diminuir as ameaças nucleares" e "incidentes cibernéticos" que possam afetar a segurança nacional.

Putin sugeriu ainda que os Estados Unidos assinem um acordo intergovernamental para evitar incidentes no ambiente digital, na linha de uma convenção assinada em 1972 com a União Soviética para evitar incidentes no alto-mar e no espaço aéreo.