Topo

Agência da ONU de combate à fome vence Prêmio Nobel da Paz 2020

09/10/2020 13h30

Copenhague, 9 out (EFE).- O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) receberá o Prêmio Nobel da Paz em 2020, conforme anunciado nesta sexta-feira pelo Comitê Nobel da Noruega, com sede em Oslo.

A premiação, como o restante dos Nobel, será entregue no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador dessas distinções, Alfred Nobel.

A agência da ONU merece o prêmio "por seus esforços no combate à fome, por sua contribuição para melhorar as condições de paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito", disse o Comitê.

E acrescentou que com esta concessão "deseja voltar os olhos do mundo para as milhões de pessoas que sofrem ou enfrentam a ameaça da fome".

O PMA é a maior organização humanitária do mundo que trata da fome e promove a segurança alimentar, e em 2019 atendeu cerca de 100 milhões de pessoas em 88 países, lembrou a entidade norueguesa.

O Comitê se referiu à pandemia do novo coronavírus ao anunciar seu prêmio, lembrando que "contribuiu para um forte aumento no número de vítimas da fome no mundo".

"O Programa Mundial de Alimentos tem demonstrado uma impressionante capacidade de intensificar seus esforços" para enfrentar a situação criada pela pandemia.

O Comitê Nobel lembrou que o PMA se dedica diariamente "a promover a fraternidade das nações referidas no testamento de Alfred Nobel. Como maior agência especializada da ONU, é uma versão moderna dos congressos de paz que o Prêmio Nobel da Paz pretende promover!".

O Prêmio da Paz é o único dos seis atribuídos e entregues fora da Suécia, em Oslo, por desejo expresso de Alfred Nobel, visto que na sua época a Noruega fazia parte do reino sueco.

Este foi o último prêmio anunciado esta semana, depois de serem conhecidos os correspondentes à Medicina, Física, Química e Literatura. A rodada encerrará na próxima segunda-feira, com Economia.