Topo

China integra a Covax na busca pelo desenvolvimento da vacina contra Covid-19

09/10/2020 12h54

Pequim, 9 out (EFE).- A China anunciou nesta sexta-feira sua adesão à Covax, a plataforma global para pesquisa de vacinas contra a Covid-19, e se comprometeu em dar prioridade o acesso às vacinas para os países em desenvolvimento.

O porta-voz-chefe do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, afirmou hoje que as autoridades do país asiático assinaram um acordo com a Gavi, a aliança para vacinação, que marcou a entrada da segunda maior economia mundial na Covax com a objetivo de "assegurar a distribuição equitativa das vacinas".

Em nota enviada aos meios de comunicação, Hua disse que a China colocará à disposição do mundo as vacinas que vem desenvolvendo, "que serão distribuídas prioritariamente aos países em desenvolvimento".

No entanto, o porta-voz não detalhou em que consistiria o apoio de seu país à Covax.

No dia 30 de setembro, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que os países participantes da iniciativa contribuíssem com US$ 35 bilhões para "garantir o máximo impacto" desta plataforma.

De acordo com seu site, a meta da Covax é que cerca de 2 bilhões de vacinas "sejam distribuídas de forma justa antes do final de 2021".

No momento, a ausência mais notória na aliança é a dos Estados Unidos.

A mídia estatal informou no mês passado que a China tem quatro vacinas potenciais contra a Covid-19 na fase 3 dos testes clínicos. EFE

jt/phg