Topo

OMS mostra preocupação com aumento de casos de Covid-19 na Europa

15/10/2020 14h11

Berlim, 15 out (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quinta-feira para o "crescimento exponencial" da pandemia do novo coronavírus na Europa e disse que esta situação é "preocupante", embora o vírus esteja causando menos mortes do que na primeira onda.

O diretor-regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, disse que o aumento de casos registrados em vários países do continente não significa, no entanto, que tenha entrado uma "fase negra" na evolução da pandemia e que há tempo para agir.

"O vírus não mudou, não é nem mais nem menos perigoso" do que quando os maiores aumentos de casos foram registrados em março passado, acrescentou Kluge, durante entrevista coletiva virtual.

Questionado se seria aconselhável um novo confinamento ou fechamento parcial das atividades para combater a nova onda de Covid-19 na Europa, Kluge disse que a situação agora é diferente daquela vivida durante a primavera europeia.

"Hoje seria diferente, seria um aumento gradual de medidas pontuais e temporárias e a tentativa de minimizar os danos colaterais para a economia e a sociedade", acrescentou o chefe da OMS.

Ele disse que tais medidas deveriam também deveriam levar em consideração suas consequências para prevenir a recorrência de problemas de saúde mental ou violência doméstica e defendeu a tentativa de manter as escolas abertas.

"É tempo de intensificar as medidas", insistiu Kluge, observando que as que forem implementadas terão de ter em conta tanto as situações "nacionais" como "subnacionais".

Ele também se referiu à eficácia que o uso generalizado de máscaras e o controle das reuniões sociais têm demonstrado contra a propagação da pandemia.

Kluge afirmou que é "fundamental" que medidas restritivas sejam aplicadas e que os objetivos estabelecidos pelas autoridades responsáveis devem ser "precisos e limitados no tempo".

"A mensagem aos governos é que devem ser tomadas medidas concretas devem ser tomadas para evitar que percorrer novamente o doloroso caminho da primavera", acrescentou Kluge.

Segundo dados divulgados hoje pela OMS, a Europa registrou nos últimos dias a maior incidência semanal de casos de Covid-19 desde o início da pandemia, com quase 700 mil.

Kluge ressaltou que o número total de casos passou de seis para sete milhões "em apenas dez dias" e que no último final de semana, novos registros foram alcançados, ultrapassando 120 mil casos em um único dia, tanto nos dias 9 quanto 10 de outubro deste mês. EFE

jam-rz/phg