Topo

Esse conteúdo é antigo

Portugal tem queda nos casos ativos de infecção pelo novo coronavírus

Mulher usa máscara para se proteger do coronavírus em Portugal; país contabiliz 103.736 casos de infecção e 2.213 mortes - Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images
Mulher usa máscara para se proteger do coronavírus em Portugal; país contabiliz 103.736 casos de infecção e 2.213 mortes Imagem: Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

21/10/2020 13h41

Portugal registrou, pela primeira vez desde meados de agosto, uma redução no número de casos ativos de infecção pelo novo coronavírus, segundo balanço apresentado nesta quarta-feira pelas autoridades locais.

Ao todo, 39.625 pessoas estão contaminadas com o patógeno que provoca a covid-19. O pico, desde o início da pandemia, aconteceu na segunda-feira, com 39.696 casos ativos, o que inclui pessoas assintomáticas, com sintomas leves que estão em casa, ou as hospitalizadas.

A principal preocupação do governo luso, atualmente, é quanto a ocupação dos leitos de hospitais por pacientes com a doença, que pode indicar no futuro próximo uma saturação.

Atualmente, 1.237 pessoas estão internadas em centros de saúde do país, sendo que 176 estão em unidades de terapia intensiva.

Desde o início da pandemia da covid-19, Portugal contabilizou 103.736 casos de infecção, e 2.213 mortes.

O governo de Portugal país já decretou anteriormente estado de calamidade, obrigando o uso de máscara nas ruas e a limitação nas reuniões de pessoas.

O Executivo luso também espera o apoio do Parlamento para promover o uso generalizado do "Stayaway Covid", um aplicativo de rastreamento de casos do novo coronavírus, que alerta para contatos com positivos e tem provocado um debate político tenso no país.