Topo

Portugal supera barreira dos 4 mil casos do novo coronavírus pela 1ª vez

29/10/2020 16h16

Lisboa, 29 out (EFE).- Portugal registrou nesta quinta-feira mais 4.224 casos de infecção pelo novo coronavírus, na primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19 que o contágio diário superou a barreira de 4 mil, de acordo com dados da Direção Geral de Saúde.

No boletim apresentado hoje, consta que houve 33 notificações de mortes pela doença provocada pelo patógeno, elevando o total para 2.428. Até hoje, a maior marca de pessoas falecidas que constava em um balanço oficial é a de 3 de abril, com 37.

O total de casos de infecção, por sua vez, saltou para 132.616 nas últimas 24 horas.

Nos hospitais, os indicadores seguem em alta, com 1.834 pessoas internadas, 40 a mais do que ontem, e 269 pacientes nas unidades de terapia intensiva, sete a mais do que na véspera.

Entre os mais de 4 mil novos casos de infecção, a maioria, cerca de 60%, foi registrada no norte de Portugal, onde está a cidade do Porto, por exemplo. Três cidades, Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira adotaram restrições similares ao confinamento, com liberdade para sair para atividades como trabalho e estudo.

No restante do país, seguem vigorando medidas como a limitação de reuniões de pessoas, adoção de horário reduzido no comércio, entre outros. Além disso, a partir de 0h (hora local) de amanhã, até às 6h do dia 3, haverá proibição de circulação entre diferentes cidades.

Neste sábado, o Conselho de Ministros se reunirá, presidido pelo primeiro-ministro, Antonio Costa, para decidir novas medidas de combate à propagação do novo coronavírus.