Topo

Premiê sueco se isola após contato indireto com positivo para Covid-19

05/11/2020 18h45

Redação Central, 5 nov (EFE).- O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, anunciou nesta quinta-feira que começou um período de isolamento após saber que uma pessoa próxima teve contato com um terceiro que mais tarde testou positivo para o novo coronavírus.

A notícia foi divulgada dois dias após o país introduzir uma série de restrições para controlar a propagação da Covid-19, depois de três semanas de fortes sustos.

O líder social-democrata disse que se isolou com a esposa por "precaução", mas que ambos "estão bem" e não apresentam sintomas. A pessoa próxima a ele fez um teste com resultado negativo.

"Estamos bem e não temos sintomas. De acordo com as recomendações de saúde, faremos um teste o mais rápido possível", disse Löfven, em sua rede social, acrescentando que continuará trabalhando em casa.

O premiê acrescentou que todos devem seguir as recomendações de saúde para achatar a curva de contágio, que após um verão europeu com pouca incidência, começou a aumentar em setembro e a acelerar a partir de meados de outubro.

As novas restrições incluem limites de ocupação de cafeterias e restaurantes, além de no máximo oito pessoas por mesa. As maiores cidades do país, inclusive Estocolmo, também têm uma série de medidas especiais devido à maior concentração populacional.

Löfven, ao apresentar este novo conjunto de restrições, alertou que a situação no país é "muito grave" e que a Suécia está indo "na direção errada". "Agora todos os cidadãos devem assumir sua responsabilidade. Sabemos como é perigoso", acrescentou.

O anúncio de Stefan Löfven acontece no dia seguinte a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, também iniciar um período de isolamento depois que seu ministro da Justiça, Nick Haekkerup, testou positivo para Covid-19.

Um total de 137.730 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus na Suécia, país que ganhou as manchetes em diversas ocasiões durante a pandemia por não impor um confinamento na primeira onda e ao optar por recomendações para evitar infecções, em vez de proibições.