Topo

Netanyahu se reuniu secretamente com príncipe saudita Mohamed bin Salman

23/11/2020 13h22

Jerusalém, 23 nov (EFE).- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, viajou no domingo à Arábia Sautira e se reuniu secretamente com o príncipe herdeiro da coroa, Mohamed bin Salman, informou a imprensa israelense nesta segunda-feira.

O chefe de governo israelense viajou acompanhado por Yossi Cohen, diretor do serviço de Inteligêcia exterior (Mossad). De acordo com a emissora estatal "Kan" e os portais "Ynet" e "Times of Israel", a reunião também contou com a participação do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

"Kan" afirma que a viagem ocorreu "como parte das conversas para normalizar as relações com a Arábia Saudita", após Israel ter chegado a acordos - mediados pelos EUA - com Emirados Árabes, Bahrein e Sudão.

O gabinete de Netanyahu se recusou a comentar a viagem, mas a emissora cita "altos funcionários" do governo, que confirmaram a visita após serem divulgadas em redes sociais informações sobre um "voo estranho" de um avião privado do aeroporto de Tel Aviv para a cidade de Neom, no noroeste da Arábia Saudita e perto do Mar Vermelho.

Pompeo confirmou nesta manhã que tanto ele quanto o príncipe herdeiro estavam em Neom.

"Visita construtiva com o príncipe herdeiro Mohamed bin Salman em Neom hoje", disse o secretário americano no Twitter nesta manhã, sem mencionar a presença de Netanyahu na cidade.

Pompeo encerrou em Neom uma viagem de sete países, incluindo Israel e vários países do Golfo (Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita), no que se acredita ser sua viagem de despedida à região, antes da provável troca de presidência dos EUA.