Topo

Portugal passa de 4 mil mortes por Covid-19 e bate recorde de internações

24/11/2020 17h42

Lisboa, 24 nov (EFE).- Portugal chegou nesta terça-feira a 4.056 mortos por Covid-19 desde o início da pandemia, em março deste ano, depois de registrar 85 óbitos nas últimas 24 horas, enquanto os números de internações também bateram recordes, com 3.275 pacientes no total e 506 deles em unidades de terapia intensiva (UTI).

De acordo com o boletim da Diretoria-Geral de Saúde (DGS), o número de mortes reportadas nas últimas 24 horas é o segundo maior de toda a pandemia, superado apenas pelos 91 falecimentos registrados no dia 16 de novembro.

Além disso, 3.919 novos casos de Covid-19 foram confirmados desde segunda-feira, elevando o saldo total de contágios para 268.721, dos quais pouco mais de 80 mil estão ativos.

A pressão sobre os hospitais continua a aumentar com os altos números de internações e a área de Portugal mais afetada pelo novo coronavírus ainda é a região Norte, que atualmente acumula 58% dos novos contágios, enquanto Lisboa e Vale do Tejo registraram 26% nas últimas 24 horas.

Especialistas estimam que Portugal atingirá o pico de casos da segunda onda da pandemia no final de novembro, com cerca de 7 mil contágios por dia. Já na segunda semana de dezembro, o país europeu alcançaria o auge do número de mortes, com uma média de quase 100 óbitos por dia.

Portugal iniciou nesta terça-feira um novo período de estado de emergência, com nível de alerta máximo, para tentar conter esta segunda onda da doença, que está sendo mais forte do que a primeira.

Em grande parte do país estão vigentes medidas que restringem a circulação de pessoas, como o toque de recolher entre 23h e 5h durante a semana, e entre 13h e 5h aos finais de semana em municípios com uma incidência de mais de 480 casos por 100 mil habitantes em um período de 14 dias.

Além disso, o deslocamento de pessoas entre municípios será limitado para evitar que os cidadãos viagem nos dois feriados nacionais nos dias 1º e 8 de dezembro. EFE

pfm/apc/vnm