Topo

Esse conteúdo é antigo

'Destino de Trump não será melhor que o de Saddam', diz presidente do Irã

Presidente do Irã, Hassan Rouhani, diz que o presidente dos EUA, Donald Trump, não terá destino melhor que Saddam Hussein - Reprodução
Presidente do Irã, Hassan Rouhani, diz que o presidente dos EUA, Donald Trump, não terá destino melhor que Saddam Hussein Imagem: Reprodução

23/12/2020 16h24

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, afirmou nesta quarta-feira que o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, terá um destino similar ao do falecido ditador iraquiano Saddam Hussein, que iniciou uma guerra contra o Irã.

"O destino de Trump não será melhor do que o de Sadam. Sadam e Trump foram dois loucos que impuseram a guerra militar e econômica contra a nação do Irã" comentou o governante durante a reunião semanal de seu gabinete, informou o site oficial da presidência iraniana.

Rouhani disse que Trump tinha como objetivo acabar com o Irã e fracassou, assim como Sadam Hussein na guerra militar contra o paós, que ocorreu entre 1980 e 1988.

"Tivemos duas criaturas loucas que impuseram a guerra contra o nosso povo. Um louco era Saddam, o outro, Trump. Um impôs a guerra militar, o outro, a guerra econômica contra a nossa gente. Na guerra militar, nos unimos e tornamos unânime nossa voz para vencer. No dia que enforcaram aquele louco, vimos a vitória final", declarou.

Em 2018, Trump retirou os EUA do acordo nuclear firmado com o Irã em 2015 e impôs duras sanções contra o país islâmico, que atravessa uma grave crise econômica.

Atualmente, o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 se tornou uma meta para o Irã, que totaliza um milhão de contágios e mais de 54 mil mortes causadas pela doença, sendo o país mais afetado pela pandemia no Oriente Médio.

No discurso desta quarta-feira, Rouhani tentou tranquilizar a população e prometeu que todos terão acesso à vacina.

"Em relação à covid-19, não temos nenhuma preocupação para o futuro, nem para a elaboração, nem para a produção da vacina. O Banco Central e o Ministério da Saúde estão se empenhando na compra da vacina elaborada no exterior", comentou Rouhani.

A vacina iraniana entrou na fase de testes em humanos nesta semana. A expectativa é que o imunizante comece a ser fabricado em massa no final de junho de 2021.