Topo

Pai de premiê britânico solicita nacionalidade francesa

31/12/2020 18h22

Paris, 31 dez (EFE).- Stanley Johnson, pai do primeiro-ministro do Reino Unido e um dos principais líderes do processo do Brexit, Boris Johnson, iniciou os procedimentos para obter a nacionalidade francesa e afirmou se sentir europeu.

"Não é uma questão de me tornar francês. Se bem entendo, já sou. Minha mãe nasceu na França, a mãe dela era francesa, e seu avô também. Para mim é uma questão de reivindicar o que já sou, e por isso estou feliz", disse Stanley Johnson em entrevista à rádio francesa "RTL".

O escritor e ex-deputado pelo Partido Conservador também afirmou, em francês, que "sempre" será europeu.

"Não podemos dizer aos ingleses: vocês não são europeus. A Europa sempre será mais do que o mercado comum e a União Europeia", defendeu Stanley Johnson na véspera da formalização da saída do Reino Unido do bloco europeu, apesar de ter considerado que "ter um vínculo com a UE é importante"

Boris Johnson, por sua vez, que teve o slogan "Get the Brexit done" ("Concluir o Brexit", em tradução livre) como centro de sua política como premiê, teve divergências com membros de sua própria família sobre a separação entre Reino Unido e UE.

Seu pai votou contra o Brexit, e seus irmãos - a jornalista Rachel Johnson e a política Jo Johnson - também manifestaram o desejo de que o Reino Unido continuasse a fazer parte do bloco.