Topo

Turquia vacinou mais de 500 mil pessoas com CoronaVac nesta quinta

Turquia vacinou mais de 500 mil pessoas com CoronaVac nesta quinta -                                 Reuters/Michael Weber/Imago Imagens/Direitos reservados
Turquia vacinou mais de 500 mil pessoas com CoronaVac nesta quinta Imagem: Reuters/Michael Weber/Imago Imagens/Direitos reservados

15/01/2021 16h50

Istambul, 15 jan (EFE).- A Turquia vacinou mais de 500 mil pessoas contra o coronavírus desde o início da campanha de vacinação com a CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac e que no Brasil é desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde.

Até as 12h de hoje (local, 4h de Brasília), 515.425 pessoas haviam recebido a primeira dose, a maioria trabalhadores da área da saúde, mas também alguns membros do governo e do parlamento, incluindo o próprio presidente, Recep Tayyip Erdogan.

A Turquia comprou 3 milhões de doses da CoronaVac no final de dezembro e na última quarta-feira aprovou o seu uso emergencial para iniciar a campanha de imunização, o que aconteceu ontem. O imunizante, que não requer congelamento em temperaturas extremas, será distribuído à população através de duas doses aplicadas com quatro semanas de intervalo.

O próprio Erdogan, que ontem recebeu a primeira vacina diante das câmeras de televisão, afirmou hoje que até agora não sentiu qualquer efeito colateral. "Eu me sinto muito bem. Vou receber a segunda dose em 28 dias", declarou o chefe de governo.

O país eurasiático encomendou um total de cerca de 50 milhões de doses à Sinovac, para vacinar 25 milhões de pessoas. Os 55 milhões de habitantes restantes receberão outros imunizantes, como o da parceria entre BioNtech e Pfizer, que está sendo usada nos Estados Unidos, em Israel e em algumas nações europeias.

Ancara encomendou 35 milhões de doses a BioNtech/Pfizer, enquanto o restante da população turca será imunizada com uma vacina que a própria Turquia espera desenvolver e produzir nos próximos meses.

De acordo com dados oficiais, o país registrou 170 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Porém, a Associação Médica Turca (TTB) e os partidos de oposição questionam os números oficiais e afirmam que os verdadeiros são mais altos.