Topo

Cidade da Índia comemora posse de Kamala Harris como vice-presidente dos EUA

Cidade da Índia comemora posse de Kamala Harris como vice-presidente dos EUA - Getty Images
Cidade da Índia comemora posse de Kamala Harris como vice-presidente dos EUA Imagem: Getty Images

20/01/2021 15h29

A posse nesta quarta-feira de Kamala Harris como primeira vice-presidente dos Estados Unidos é vivida com especial entusiasmo na cidade de origem de sua família, na Índia, onde os moradores celebram o momento histórico com lançamento de fogos de artifício e distribuição de doces tradicionais.

Thulasendrapuram, no estado de Tamil Nadu, está orgulhosa de que a neta de P.V. Gopalan, um antigo morador desta cidade de vasta aldeia de arroz, hoje se torna uma das mulheres mais poderosas do mundo, feito que foi imortalizado com cartazes com sua imagem sorridente em todo o município.

"Estou muito, muito feliz. Estamos todos orgulhosos da filha de nossa terra", disse à Agência Efe, G. Manikandan, proprietário de uma pequena mercearia, acrescentando que eles também, em homenagem a vice-presidente, comeram idli, vada e sambar, pratos típicos do sul da Índia, que estão entre os favoritos de Harris.

O morador local ficou entusiasmado, dizendo que hoje eles realizaram orações especiais em um templo hindu para Harris se tornar "a próxima presidente dos Estados Unidos".

Antes que isso aconteça, ela terá que tomar posse como vice-presidente em uma cerimônia em frente ao Capitólio, em Washington, pouco antes de Joe Biden tomar posse como novo presidente dos EUA.

Thulasendrapuram parece estar encerrando hoje um ciclo festivo que começou no dia em que a vitória eleitoral de Biden-Harris foi proclamada em novembro.

A professora Anukampa Madhavasimhan explicou à Efe que "alguns aldeões instalaram grandes cartazes para parabenizá-la com a esperança de que ela encontre algum tempo nos próximos quatro anos" para visitá-los em Thulasendrapuram.

Esta cidade fica cerca de 350 quilômetros ao sul da capital regional Chennai, de onde veio a mãe da vice-presidente, a pesquisadora contra o câncer, Shyamala Gopalan, que Harris sempre definiu como a principal influência em sua vida.

Quando criança em Chennai, Harris costumava acompanhar seu avô materno, que serviu como diplomata, em sua caminhada habitual na praia com seus amigos aposentados, com quem conversava sobre política, igualdade de direitos e corrupção, como ela lembrou em um discurso no ano de 2018.

"Eu não tinha consciência disso na época, mas foram aqueles passeios na praia com meu avô em Besant Nagar que tiveram um impacto profundo em quem eu sou hoje", disse Kamala Harris, que também se torna a primeira negra e com origem asiática a ser vice-presidente dos EUA.