Topo

Alemanha notifica 1º caso de variante brasileira do coronavírus no país

22/01/2021 15h10

Berlim, 22 jan (EFE).- A Alemanha comunicou nesta sexta-feira, com base em análises preliminares, o primeiro caso de covid-19 no país provocado pela variante do novo coronavírus descoberta no Brasil.

Segundo informou o departamento de Assuntos Sociais do estado de Hesse, um viajante assintomático procedente do Brasil aterrissou na quinta-feira no aeroporto de Frankfurt e testou positivo para a covid-19 mediante um exame de PCR.

Uma análise de laboratório revelou que se tratava da variante do Sars-CoV-2, coronavírus causador da covid-19, descoberta no Brasil. Ainda falta realizar o sequenciamento do vírus para a confirmação.

Este é o primeiro caso no território alemão da variante detectada no Brasil, segundo o Instituto Robert Koch, centro epidemiológico de referência no país europeu.

A Alemanha já detectou os primeiros casos das outras variantes recentemente identificadas - a britânica e a sul-africana -, que parecem ter um maior potencial de infecção.

As autoridades alemãs prorrogaram nesta semana as atuais restrições à vida pública e à atividade econômica, e endureceu algumas medidas para evitar que a propagação do vírus pressione ainda mais o sistema de saúde.

Nas últimas 24 horas, a Alemanha registrou 17.862 novos casos de covid-19 e 859 mortes por complicações da doença. Ao todo, o país acumula 2.106.262 contágios e 50.642 óbitos desde o início da pandemia.