Topo

Esse conteúdo é antigo

Variante britânica já é responsável por 25% dos casos de covid-19 na França

De máscara, viajantes caminham até os trens da estação Montparnasse em Paris, na França - Aurelien Meunier/Getty Images
De máscara, viajantes caminham até os trens da estação Montparnasse em Paris, na França Imagem: Aurelien Meunier/Getty Images

12/02/2021 00h37

Paris, 11 fev (EFE).- A variante britânica é responsável por um quarto das infecções por coronavírus na França, informou nesta quinta-feira (11) o Ministro da Saúde, Olivier Véran, segundo o qual as cepas encontradas no Amazonas e na África do Sul, somadas, respondem por cerca de 5% dos casos.

Durante a entrevista coletiva semanal sobre a situação da pandemia em território francês, o ministro disse que as três variantes são mais contagiosas do que a "clássica" do vírus SARS-CoV-2. Ele ressaltou que, embora as vacinas tenham se mostrado muito eficazes contra a do Reino Unido, ainda há dados insuficientes sobre as outras duas.

Véran destacou que as variantes de Amazonas e África do Sul podem infectar novamente pessoas que já tiveram covid-19 e sua propagação no país é muito heterogênea, com territórios sem vestígios e outros com dezenas de casos.

A França, que impôs um toque de recolher válido das 18h às 6h, registrou uma média de 19,8 mil infecções por coronavírus durante a última semana. Nas últimas 24 horas, de acordo com dados das autoridades sanitárias, foram registrados 21.063 positivos e 360 mortes. Com isso, o total de casos chegou a 3,4 milhões, e o de óbitos subiu para 80.803.

O país tem atualmente 27.007 pessoas internadas com covid e 3.337 em unidades de terapia intensiva. No último dia, foram admitidos 1.610 pacientes e 269 foram encaminhados para uma UTI.

"As próximas semanas nos dirão se foi suficiente ou se é necessário aplicar novas medidas", salientou Véran, que insistiu que o governo está fazendo todo o possível para evitar um terceiro confinamento.