Topo

Esse conteúdo é antigo

Osce defende papel como fórum de diálogo e prevenção de conflitos

19/02/2021 21h32

Nursultan, 19 fev (EFE).- A secretária-geral da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Osce), Helga Schmid, reivindicou nesta sexta-feira o papel do órgão como um fórum de diálogo, construção de confiança e prevenção e resolução de conflitos em um momento de fragilidade e desafios na região.

Helga recordou de Viena, por ocasião de um fórum na Cúpula de Astana de 2010 - o último até o momento - que os Chefes de Estado e de Governo "se comprometeram com a visão de uma comunidade de segurança euro-atlântica e euro-asiática comum, democrática e livre e indivisível de Vancouver a Vladivostok e com base em princípios acordados, compromissos compartilhados e objetivos comuns".

No entanto, disse ele, "o caminho para cumprir a promessa de Astana continua cheio de obstáculos".

"A geopolítica e as tendências unilaterais parecem nos empurrar na direção oposta. Conflitos não resolvidos de longa data mostram como a segurança permanece difícil em nossa região", disse ela por videoconferência.

"Mas não devemos perder a fé. A Osce é um fórum único para o diálogo inclusivo, para prevenir e resolver conflitos, e para a construção de confiança", enfatizou a diplomata alemã.

A secretária-geral da Osce, entidade com 57 países participantes, indicou que a instituição é a melhor plataforma para os países "regressarem a uma maior cooperação".

"Não seremos bem-sucedidos da noite para o dia e serão necessários muitos passos para reconstruir a confiança. Mas não podemos desistir dos nossos esforços se quisermos que uma segurança abrangente, cooperativa, igualitária e indivisível se torne uma realidade para todos", disse Schmid.

O ex-ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão e presidente da Osce em 2010, Kanat Saudabayev, enfatizou a necessidade de realizar uma nova cúpula, à medida que "novas linhas divisórias" surgiram, a confiança entre os países diminuiu e eclodiram novos conflitos.

"Além disso, o mundo está atolado em uma crise global gravíssima causada pela pandemia do coronavírus, que expôs a fragilidade e vulnerabilidade até mesmo dos países mais poderosos e desenvolvidos, que não conseguiram garantir sua própria segurança", disse.

Por sua vez, o chanceler cazaque, Mukhtar Tleuberdi, fez uma revisão histórica da presidência pro tempore do Cazaquistão em 2010 e lembrou a proposta de seu país de aproximar a Osce com a Conferência sobre Medidas de Interação e Construção de Confiança na Ásia (Cica, na sigla em inglês).

"Estamos prontos para promover a cooperação prática entre a Osce e a Cica, uma vez que essas duas instituições têm objetivos idênticos e se baseiam em abordagens semelhantes para resolver os principais problemas da Eurásia", disse ele, pedindo apoio neste esforço.

O Cazaquistão também propôs que a Cica se tornasse a Organização para a Segurança e Desenvolvimento na Ásia, semelhante à Osce.