Topo

Esse conteúdo é antigo

Áustria propõe cartão para vacinados contra Covid-19 na União Europeia

25/02/2021 00h48

Viena, 24 fev (EFE).- Na véspera da cúpula dos líderes da União Europeia, marcada para esta quinta-feira por videoconferência, o chanceler federal austríaco, Sebastian Kurz, propôs hoje a criação de um cartão que concederia certas liberdades às pessoas vacinadas contra a Covid-19.

"Um 'green card' é necessário para aqueles que foram vacinados, aqueles que tiveram Covid-19 recentemente e aqueles que acabaram de fazer um teste", afirmou Kurz a um grupo de jornalistas em Viena.

Caso uma solução em âmbito continental não seja obtida, então a Áustria e outros países lançarão um projeto em nível nacional, segundo o chanceler. "Precisamos de liberdade de viagem para voltar dentro da UE", destacou Kurz.

Dada a existência de um sistema similar em Israel, o país que mais vacinou sua população contra o coronavírus até agora no mundo inteiro, o austríaco afirmou que espera que a União Europeia implemente algo similar. Nesse sentido, propôs uma solução digital, com uma carteira de vacinação em um telefone celular.

Kurz disse ter discutido a questão com vários de seus colegas da UE e também com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

"Queremos voltar o mais rápido possível à nossa vida normal, como antes. Queremos voltar à liberdade de poder viajar dentro da Europa, seja a negócios ou a lazer", finalizou.