Topo

Esse conteúdo é antigo

Terremoto de 6 graus na escala Richter atinge a Grécia e deixa 3 feridos

Terremoto de 6 graus na escala Richter atinge a Grécia e deixa 3 feridos - Thanos Floulis/Reuters
Terremoto de 6 graus na escala Richter atinge a Grécia e deixa 3 feridos Imagem: Thanos Floulis/Reuters

03/03/2021 17h53

Um terremoto de magnitude 6 na escala Richter atingiu nesta quarta-feira a região central da Grécia e foi sentido, inclusive, em Atenas, deixando pelo menos três pessoas feridas e provocando danos em dezenas de construções.

De acordo com o instituto geodésico de Atenas, o epicentro do terremoto ocorrido às 12h16 (hora local) foi situado a 16 quilômetros ao sul da cidade de Elassona, no distrito de Larisa, e a uma profundidade focal de 7,8 quilômetros.

Ao todo, o tremor durou cerca de 15 segundos, segundo o órgão.

Três minutos depois, houve vários tremores secundários com magnitudes entre 4,2 e 4,9 também na escala Richter.

As três pessoas que ficaram feridas até o momento, todas em estado grave, foram atingidas pela queda de fragmentos de edificações abaladas. Outras seis foram resgatadas de prédios que desabaram, pelo menos, parcialmente.

Nas localidades de Mesojori, que tem 551 habitantes, e Damasi, com 1.380, ambas situadas no epicentro do tremor, dezenas de edificações desabaram e muitas outras sofreram danos. Além disso, foram registrados deslizamentos de terra.

O presidente da região da Grécia Central, Konstantinos Agorastos, como medida de precaução, pediu a evacuação imediata de todos os edifícios públicos e escolas.

ATENAS E SALÔNICA.

O terremoto chegou a ser sentido com força em Atenas, capital do país, que está localizada a quase 400 quilômetros ao sul do epicentro.

A segunda maior cidade do país, Salônica, que por sua vez, fica a 150 quilômetros ao norte do marco do tremor, também foi afetada.

Além disso, o terremoto foi sentido em países vizinhos, como Macedônia do Norte, Kosovo, Montenegro, que ficam a centenas de quilômetros ao norte do epicentro.