Topo

Esse conteúdo é antigo

Inglaterra retoma aulas presenciais para milhões de estudantes

Crianças caminham para a escola em Londres - Toby Melville
Crianças caminham para a escola em Londres Imagem: Toby Melville

Da EFE, em Londres (Reino Unido)

08/03/2021 20h41

As escolas da Inglaterra retomaram hoje as aulas presenciais, no princípio de um processo de relaxamento de medidas impostas pelo governo do Reino Unido, diante da queda do número de casos do novo coronavírus e do avanço da campanha de vacinação contra o patógeno.

Dessa forma, hoje, milhões de crianças e adolescentes puderam retornar às salas de aulas, após mais de dois meses de ensino à distância. Já Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales têm datas distintas para a volta dos estudantes às escolas.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, aponto que a retomada do ensino presencial pressupõe o passo inicial em direção ao que classificou de "certa normalidade", após a série de medidas impostas para conter a pandemia da covid-19 em solo britânico.

Normas para alunos

Os alunos do ensino médio deverão usar máscara durante todo o tempo em que estiverem nas dependências da escola e fazer testes rápidos de detecção do novo coronavírus duas vezes por semana, segundo determinação do governo.

Na Escócia, as crianças menores voltaram às aulas no mês passado, e o restante dos alunos retornará na próxima segunda-feira. Na Irlanda do Norte, o ensino fundamental voltou às atividades hoje, e o médio será retomado no próximo dia 22.

O governo britânico, ainda avalia como será a recuperação do período de paralisação de aulas e não descarta a possibilidade de prorrogar o ano letivo por algumas semanas, além de julho, já durante as férias de verão.