Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente paraguaio confirma Julio Borba como novo ministro da Saúde

08/03/2021 19h56

O governo do Paraguai nomeou, nesta segunda-feira, Julio Borba como novo ministro da Saúde Pública, dentro das mudanças de gabinete anunciadas pelo presidente Mario Abdo Benítez diante dos protestos dos paraguaios que pedem sua renúncia devido à gestão da pandemia.

Borba havia sido nomeado ministro interino na última sexta para substituir Julio Mazzoleni, que renunciou diante da pressão do sindicato de enfermeiras e familiares de pacientes da Covid-19, que denunciou a falta de material médico na rede pública de saúde.

Aos protestos deste grupo foram seguidos pelos grupos de cidadãos que, desde então, reclamam com grandes manifestações pedindo a saída de Abdo Benítez, do conservador Partido Colorado.

Durante seu discurso durante entrevista coletiva após a sua nomeação, o novo ministro garantiu que "já foram estabelecidos eixos de trabalho de curta duração", entre os quais pretende estudar com o Ministério da Educação e Ciências (MEC) a suspensão das aulas ou ir "in loco" negociar mais compras de vacinas.

"Falamos com o presidente, com o ministro (Arnaldo) Giuzzio (Interior) e com o ministro Marín (Unidade de Gestão Presidencial) sobre a viabilidade de ir 'in loco' para agilizar e ter as vacinas o quanto antes quanto possível em tempo hábil", garantiu Borba, aos meios de comunicação.

No entanto, o novo ministro frisou que não quer dar "falsas expectativas", por isso não serão feitos anúncios de vacinas até "ter uma data definitiva".