Topo

Esse conteúdo é antigo

Uruguai inicia nova fase de campanha de vacinação "ameaçado" pelo Brasil

08/03/2021 20h26

Montevidéu, 8 mar (EFE).- O Uruguai iniciou nesta segunda-feira uma nova etapa na campanha de imunização contra o novo coronavírus, em dia que o ministro de Saúde Pública do país, Daniel Salinas, admitiu a preocupação com a situação no vizinho Brasil.

A partir de hoje, também podem ser imunizados os habitantes com idade de 55 a 59 anos, além de pacientes em diálise crônica ou na fila de espera por transplante. Esses grupos receberão doses da CoronaVac, que é produzida na China.

"Estamos ameaçados, entre aspas, pela situação epidemiológica brasileira. A rapidez com que nos vacinaremos será fundamental para que o vírus deixe de se mutar no nosso país. Estando o vírus circulando, ele se muta", explicou Salinas.

O ministro da Saúde Pública do Uruguai, além disso, garantiu que no país há, atualmente, 172 mil pessoas vacinadas ou cadastradas para passarem pelo processo de imunização.

No balanço mais recente divulgado pelo Sistema Nacional de Emergências informou que o Uruguai chegou a 63.837 casos de infecção pelo coronavírus desde o início da pandemia, sendo que 8.325 estão atualmente ativos. Há 87 pessoas internadas nas UTIs dos hospitais do país.

Nas últimas 24 horas foram notificadas seis mortes por Covid-19, o que eleva o total para 651.

Atualmente, seis dos 19 departamentos (províncias) do Uruguai estão em zona vermelha de risco epidemiológico.