Topo

Esse conteúdo é antigo

Autoridades mexicanas defendem ação policial em atos do Dia da Mulher

10/03/2021 00h32

Cidade do México, 9 mar (EFE).- Apesar das inúmeras críticas recebidas, as autoridades do México defenderam nesta terça-feira a ação policial na capital durante a manifestação ocorrida no Dia Internacional da Mulher e garantiram que as forças de segurança resistiram às "provocações" e não utilizaram gás lacrimogêneo ou bolas de borracha.

"Aproveito para dizer que, felizmente, o assédio foi evitado, que ontem não caímos na armadilha da violência e que resistimos à provocação", disse o presidente Andrés Manuel López Obrador, em sua habitual entrevista coletiva diária.

Ele também comemorou que a barreira de metal colocada em frente ao Palácio Nacional, onde reside o presidente, ajudou a conter os manifestantes que, segundo ele, "era evidente que queriam vandalizar" o prédio.

A manifestação na capital, que reuniu cerca de 20 mil pessoas, atingiu o seu ápice na emblemática Praça da Constituição, conhecida como Zócalo, onde está localizado o Palácio Nacional, no qual durante horas um grupo de manifestantes enfrentou a polícia que tentava impedir o rompimento da barreira apesar de ter conseguido remover vários dos painéis metálicos.

"Acho que isso mostra claramente que somos diferentes, que não somos repressores, que as liberdades são garantidas, o confronto é evitado, a violência é evitada e vamos avançar no processo de transformação do país", disse o presidente mexicano.

Por sua vez, a prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, em entrevista coletiva hoje, criticou duramente os ataques aos policiais que se encontravam atrás do muro de contenção.

A Secretaria de Segurança Cidadã (SSC) da capital notificou ontem à noite que a manifestação deixou 82 mulheres feridas, das quais 62 eram policiais.

"Não acredito que a violência contra as mulheres policiais seja justificável. Gostaria de mostrar a vocês alguns vídeos da violência que nossas colegas sofreram ontem, e pergunto quem concorda com isso? Uma mulher que sofreu violência pode tentar prendê-los? Fogo na polícia? Ou será que os policiais não são mulheres?", questionou a prefeita. EFE

ia/phg

(foto)(video)