Topo

Esse conteúdo é antigo

Fluxos de lava são registrados no vulcão Sangay, no Equador

05/04/2021 13h44

Quito, 5 abr (EFE).- O Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional do Equador registrou nesta segunda-feira um fluxo de lava na parte alta da ravina sudeste do vulcão Sangay, localizado na região amazônica do país.

Em um relatório especial, o Instituto apontou que este fenômeno foi verificado através das câmaras do Serviço Integrado de Segurança (911 ECU).

"O fluxo de lava pode causar o aumento de novo material no curso superior dos rios Volcán e Upano, podendo, posteriormente, produzir fluxos de lama consideráveis, especialmente durante ou após fortes chuvas", alertou o Instituto.

Além disso, acrescentou que o fenômeno é semelhante aos episódios observados anteriormente ao longo desse período eruptivo, iniciado em maio de 2019.

No mês passado, o vulcão emanou colunas de cinzas que afetaram várias províncias.

O Sangay, de 5,3 mil metros de altitude, faz parte do grupo de 50 deste tipo de formações em território equatoriano, a maioria localizada na chamada "Avenida dos vulcões", na região andina, embora também existam na região amazônica e nas Ilhas Galápagos, localizadas no Oceano Pacífico, a cerca de 1 mil quilômetros da costa continental equatoriana.

Entre os vulcões mais ativos do Equador estão o Reventador (na região amazônica), o Chiles-Cerro Negro (na fronteira com a Colômbia) e os Tungurahua e Cotopaxi (na região andina central), estes dois últimos com pouca atividade nos últimos anos. EFE

sm/phg