Topo

Esse conteúdo é antigo

Porto Rico identifica 2 casos da nova variante californiana da Covid-19

06/04/2021 22h54

San Juan, 6 abr (EFE).- O Departamento de Saúde de Porto Rico informou nesta terça-feira ter identificado dois casos de uma nova variante da Covid-19 na ilha, uma mutação do tipo californiana, B.1.427, que apesar de sua semelhança com outras é classificada individualmente.

Até o momento, apenas 28 casos de variantes diferentes foram registrados na ilha, dos quais 18 correspondem da britânica (B.1.1.7), seis casos da californiana (B.1.429), dois casos desta nova cepa da Califórnia e duas da brasileira (P.2), diz o comunicado.

"Não podemos controlar as mutações, mas o que podemos controlar é seguir à risca os protocolos de prevenção. O fundamental é usar a máscara, garantir o distanciamento físico e lavar as mãos para evitar o contágio", disse Carlos Mellado, secretário do Departamento de Saúde.

Ele disse que o Departamento conta com a colaboração do laboratório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças de San Juan (CDC, na sigla em inglês), laboratório que está sequenciando as amostras em parceria com a Ponce Health Sciences University (PHSU).

Além disso, com a ajuda de vários laboratórios da ilha que coletam amostras e as enviam para o CDC em Atlanta.

Dos 28 casos, 26 são considerados uma variante preocupante, uma vez que as provas apontam para uma maior transmissibilidade; enquanto a variante de interesse tem marcadores genéticos específicos aos quais foram associadas alterações que permitem a transmissibilidade do vírus.

No momento, os dois casos da variante brasileira respondem a variantes de interesse.

Segundo relatório epidemiológico do Departamento, foram identificados 11 casos na região de Ponce, sete casos na região metropolitana, três casos na região de Arecibo, dois casos na região de Bayamón, dois casos na região de Mayagüez e outro em Fajardo.

A data de amostragem para esses casos foi entre 11 de janeiro e 19 de março deste ano.

"Neste momento, identificamos apenas uma pessoa entre 60 e 69 anos de idade. Cerca de oito casos em pessoas entre 50 e 59 anos, sete casos entre 40 e 49 anos, quatro casos em pessoas entre 30 e 39 anos, também foram identificadas sete pessoas de 20 a 29 anos e, finalmente, um jovem de 16 a 19 anos", concluiu.

Em seu relatório de hoje, o Departamento de Saúde de Porto Rico informou que 2.136 pessoas morreram desde o início da pandemia e que existem 99.780 casos positivos confirmados.

As hospitalizações de adultos totalizam 269, e há 37 idosos conectados a um respirador por causa da Covid-19.