Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo paraguaio libera 100 mil doses de vacina indiana contra Covid-19

07/04/2021 21h11

Assunção, 7 abr (EFE).- O governo do Paraguai anunciou nesta quarta-feira a liberação de 100 mil doses da vacina contra a Covid-19 Covaxin, produzida na Índia e doada pela China, que estavam armazenadas desde a semana passada, abrindo a porta para a imunização do primeiro segmento da população, os idosos.

Os imunizantes haviam sido colocados em quarentena até a certificação de uma autoridade reguladora de referência na região, que chegou nesta terça. O aval foi dado pela Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários do México, que deu sinal verde para o uso no país da América do Norte.

O ministro da Saúde paraguaio, Julio Borba, declarou em entrevista coletiva que as vacinas, que fazem parte de um carregamento de 200 mil doses, serão liberadas o mais rápido possível. Ao mesmo tempo, segundo ele, será acelerado o processo de compra de 2 milhões que já foram acordados com a Índia.

Borba afirmou que com a remessa armazenada será possível completar a imunização da população-alvo pendente, cerca de 35 mil pessoas. O processo começou com a chegada das primeiras vacinas no país, em fevereiro, com 4 mil doses da Sputnik V, seguidas de 36 mil obtidas através do mecanismo Covax e 20 mil doadas pelo Chile.

O Paraguai, com cerca de 7 milhões de habitantes, confirmou até agora 224.736 casos de coronavírus, com 4.522 mortes. Os contágios têm aumentado nas últimas semanas, pois uma segunda onda vem saturando o precário sistema de saúde pública, sem capacidade nos leitos respiratórios e de terapia intensiva para atender ao crescente fluxo de pacientes.

O país iniciou na última segunda-feira um período de suspensão de algumas restrições após a quarentena imposta durante a Semana Santa e nos dias anteriores.