Topo

Esse conteúdo é antigo

Moreno parabeniza Lasso por vitória eleitoral no Equador e deseja "sucesso"

12/04/2021 16h29

Quito, 12 abr (EFE).- O presidente do Equador, Lenín Moreno, parabenizou na noite de domingo o candidato presidencial Guillermo Lasso pela vitória eleitoral e desejou "o maior sucesso" ao sucessor no cargo.

"O povo equatoriano demonstrou maturidade democrática em uma jornada eleitoral pacífica e transparente. Parabéns a Guillermo Lasso. Desejoa ele o maior sucesso para o benefício dos equatorianos", escreveu o mandatário no Twitter, onde acrescentou que "a democracia triunfou".

Com 98,50% da apuração concluída, Lasso, do Criando Oportunidades (Creo), se declarou vencedor ao somar 52,50% dos votos computados, à frente do rival Andrés Arauz, da União pela Esperança (Unes), que obteve 47,50%.

Arauz, apoiado pelo ex-presidente Rafael Correa, reconheceu a vitória do concorrente e o parabenizou por telefone. Ao falar sobre o resultado, disse se tratar de um "revés políticos", mas não "uma derrota".

A vitória de Lasso, que esteve à frente durante quase toda a apuração, foi a grande surpresa no país, onde conseguiu reunir o apoio dos eleitores após Arauz ter vencido o primeiro turno realizado em 7 de fevereiro com uma diferença de quase 13 pontos percentuais.