Topo

Esse conteúdo é antigo

Keiko Fujimori vai ao 2º turno no Peru

13/04/2021 01h12

Lima, 12 abr (EFE).- Keiko Fujimori, do partido Força Popular e filha do ex-presidente Alberto Fujimori, garantiu presença no segundo turno das eleições presidenciais no Peru, ao obter 13,25% dos votos nas eleições gerais no momento em que 88,8% do total havia sido contabilizado.

De acordo com o último relatório do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), Keiko enfrentará no segundo turno o candidato de extrema esquerda Pedro Castillo, do partido Peru Libre, que tinha 18,88% dos votos.

Em terceiro lugar nas urnas está Hernando de Soto, do partido Avança País, com 11,90%. Ele, no entanto, não aceitou a derrota e pediu que seja aguardado o fim da apuração para que se saiba quem será o adversário de Castillo no segundo turno, que será realizado em junho.

Muito cotado para chegar à votação final, o candidato de extrema-direita Rafael López Aliaga, da Renovação Popular, conseguiu 11,86% dos votos até a divulgação desta parcial. Além dele, outro nome forte nas pesquisas, mas pelo espectro da centro-esquerda, fracassou: Yonhy Lescano, da Ação Popular, que obteve 9,11%.

Dos 21,5 milhões de eleitores que poderiam ter votado no último domingo, 72% o fizeram. E, entre os mais de 15,6 milhões de votos emitidos, houve 12% em branco e 5% nulos.

O novo governo tomará posse em 28 de julho, dia do bicentenário da independência do país, para um mandato válido até 2026. Um dia antes acontecerá a posse do novo Parlamento, para uma legislatura de cinco anos.