Topo

Esse conteúdo é antigo

Espanha aumentará contribuição para enviar mais vacinas ao hemisfério sul

15/04/2021 23h07

Washington, 15 abr (EFE).- A Espanha pretende aumentar sua contribuição ao mecanismo global que visa garantir o acesso equitativo às vacinas contra a Covid-19, com o objetivo de acelerar sua entrega aos países do hemisfério sul, disse nesta quinta-feira, a ministra das Relações Exteriores, Arancha González Laya.

A chanceler fez o anúncio durante uma conferência virtual copresidida pelos Estados Unidos para impulsionar os investimentos no mecanismo Gavi/Covax/AMC, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa ampliar o acesso global às vacinas.

"Precisamos produzir mais vacinas e entregar mais, particularmente aos países do sul, e para isso precisamos de mais recursos. É por isso que a Espanha vai aumentar suas contribuições para a AMC e Covax", disse.

Em seu breve discurso, González Laya não especificou quando estas novas contribuições seriam feitas, nem quanto representariam, e lembrou que a Comissão Europeia já contribuiu com 2 bilhões de euros para a Covax, iniciativa global que permite aos países de maior renda financiar vacinas para terceiros.

Além disso, a ministra destacou a necessidade de trabalhar com as empresas farmacêuticas para "aumentar a produção" de vacinas, e "fortalecer os sistemas de saúde locais" de cada país, bem como lutar "com muito mais força para erradicar a pobreza" a nível global.

"A única saída para isto é a solidariedade internacional, a única saída é uma resposta multilateral. Contem com a Espanha para fazer isso", frisou.

A conferência virtual, na qual também falou o Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, serviu como uma espécie de preliminar para a cúpula de doadores que será realizada em junho e será copresidida pelo Japão.

O diretor executivo da Aliança para a Vacinação (Gavi), Seth Berkley, alertou durante o fórum que precisa "urgentemente" de compromissos de US$ 2 bilhões dos países doadores, pois o fornecimento global de vacinas é "incrivelmente limitado".