Topo

Esse conteúdo é antigo

Venezuela recebe novo lote de vacina Sputnik V e de antiviral favipiravir

15/04/2021 20h36

Caracas, 15 abr (EFE).- A Venezuela recebeu nesta quinta-feira uma nova remessa com 50 mil doses da Sputnik V, vacina fabricada pela Rússia contra a Covid-19, e 1 milhão do medicamento antiviral favipiravir que chegou de Moscou em um avião da companhia aérea Azur Air.

"Completaremos a segunda dose para os profissionais da saúde e os idosos", disse o ministro da Saúde venezuelano, Carlos Alvarado, à emissora estatal "VTV".

Ele também explicou que este lote, o quarto recebido da Rússia para um total de 300 mil doses da vacina Sputnik V, servirá para iniciar a imunização dos bombeiros e agentes da proteção civil.

"Neste avião da irmã Federação Russa também vieram 1 milhão de comprimidos de favipiravir (...) o comitê terapêutico venezuelano o incluiu em nossos protocolos (contra a Covid-19)", acrescentou o ministro, indicando que o medicamento atenderá cerca de 25 mil pessoas infectadas.

Além das 300 mil doses da Sputnik V, a Venezuela também recebeu 500 mil doses da vacina fabricada pela farmacêutica chinesa Sinopharm, chegando a um total de 800 mil.

O governo venezuelano não forneceu detalhes de quantas destas vacinas foram aplicadas, embora o ministro da Saúde tenha dito hoje que "mais de 200 mil" da Sputnik V já foram administradas.

As autoridades venezuelanas esperam imunizar 70% de seus cidadãos este ano, por meio das vacinas de Cuba, Rússia, China e do mecanismo Covax, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em dezembro do ano passado, a Venezuela assinou um acordo com a Rússia para compra de 10 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 e no último sábado, a vice-presidente executiva, Delcy Rodríguez, informou que o governo antecipou o pagamento ao Covax para adquirir mais de 11 milhões desse medicamento.