PUBLICIDADE
Topo

Saúde

Conteúdo publicado há
15 dias

Espanha planeja ter sua própria vacina contra a Covid-19 ainda este ano

 A meta do governo espanhol é que 70% da população espanhola esteja vacinada no final do verão no hemisfério norte - SIPHIWE SIBEKO
A meta do governo espanhol é que 70% da população espanhola esteja vacinada no final do verão no hemisfério norte Imagem: SIPHIWE SIBEKO

16/04/2021 20h28

Girona (Espanha), 16 abr (EFE).- A Espanha planeja ter sua própria vacina contra a Covid-19 ainda em 2021, de acordo com o presidente do governo, Pedro Sánchez, que definiu este projeto da farmacêutica Hipra como um dos mais "esperançosos" para livrar o país da pandemia.

Sánchez visitou hoje as instalações da farmacêutica espanhola na cidade de Amer, na província catalã de Girona, onde destacou a importância da vacinação como "a grande esperança" para superar a crise sanitária provocada pelo coronavírus.

"Na Espanha, entre abril e setembro, chegarão cerca de 87 milhões de doses e, portanto, vamos garantir a vacinação de todos os nossos compatriotas este ano, onde quer que vivam", disse Sánchez, cuja meta é que 70% da população espanhola esteja vacinada no final do verão (no hemisfério norte).

Este objetivo é definido pelo governo espanhol, apesar dos contratempos que surgiram com as vacinas das empresas Janssen e AstraZeneca e do risco potencial de formação de coágulos sanguíneos em uma porcentagem mínima das pessoas inoculadas.

Além dessas duas empresas, a Espanha também está imunizando a população com as vacinas de Pfizer/BioNTech e da Moderna, e até agora quase 12 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose e 3.253.537 pessoas, cerca de 6,9% da população, já receberam as duas doses.

O projeto da farmacêutica Hipra é um dos mais avançados dos que estão sendo desenvolvidos na Espanha, com previsão de início dos ensaios clínicos em junho e produção de 400 milhões de doses durante até 2022.

Sánchez disse estar "muito entusiasmado" com o projeto da Hipra porque "é essencial que a indústria catalã e espanhola seja capaz de dar uma resposta própria a esta pandemia".

A Espanha possui várias linhas de pesquisa que desenvolvem projetos para a criação de uma vacina contra a Covid-19, entre as quais a Hipra se destaca como uma das mais promissoras, juntamente com as das equipes do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC).

A Hipra é uma empresa farmacêutica com 38 filiais em todo o mundo e especialista em vacinas para saúde animal, mas com a pandemia, evoluiu para a saúde humana e abriu uma nova linha de pesquisa com dois projetos para desenvolver um medicamento contra a Covid-19.

A Espanha, desde o início da pandemia, registra 3.396.685 de casos e 76.882 mortes por Covid-19, de acordo com os últimos dados oficiais.

Saúde