Topo

Esse conteúdo é antigo

Incidência do coronavírus aumenta, e Espanha tem mais 121 mortes por Covid-19

19/04/2021 23h04

Madri, 19 abr (EFE).- A incidência da Covid-19 continua aumentando na Espanha, que reportou nesta segunda-feira mais 121 mortes causadas pela doença e mais de 21 mil novos casos de infecção após o fim de semana, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Os números refletem uma incidência de 230,54 casos positivos de coronavírus por 100 mil habitantes durante os últimos 14 dias, dentro do que é considerado no país como nível de alto risco.

A incidência aumentou quase 17,5 pontos em relação às estatísticas da última sexta. Durante o fim de semana, a pasta geralmente não publica esses dados sobre a evolução da pandemia.

As 121 mortes contadas desde sexta elevam para 77.102 o total de vítimas do coronavírus em território espanhol desde o começo da crise sanitária. O Ministério reportou também mais 21.071 novos contágios, o que elevou o total a a 3.428.354.

A ocupação hospitalar aumentou em alguns décimos, atingindo 8,3% dos leitos ocupados por pacientes com coronavírus, e 22,4% no caso de unidades de terapia intensiva.

O porta-voz do Ministério da Saúde espanhol sobre a pandemia, Fernando Simón, declarou em entrevista coletiva em Madri que esses dados mostram que a Semana Santa influenciou no contágio pelo vírus SARS-CoV-2, mas menos que as autoridades temiam.

"A evolução é boa, mas não podemos baixar a guarda", destacou Simon, que frisou que o aumento dos casos nos últimos dias se estabilizou.

Segundo o porta-voz, 20% da população espanhola recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, enquanto pouco mais de 7% recebeu as duas injeções e, assim, completou o processo de imunização. Ele acrescentou que quase 94% das aproximadamente 13,7 milhões de doses que a Espanha recebeu já foram aplicadas. EFE

nac/dr