Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente cubano continuará consultando Raúl Castro após substituição

19/04/2021 22h20

Havana, 19 abr (EFE).- O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, anunciou nesta segunda-feira que continuará consultando Raúl Castro sobre as "decisões estratégicas do futuro da nação", após substituir o general de 89 anos como primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba.

A declaração de Díaz-Canel foi feita na sessão de encerramento do 8º Congresso do partido, segundo publicou o grupo político no Twitter. A íntegra do discurso ainda não foi revelada, já que o evento foi realizado de portas fechadas e sem a presença da imprensa estrangeira.

Este foi o último dos quatro dias de sessões nas quais Castro, antes de passar o bastão para Díaz-Canel, afirmou que "enquanto viver" continuará estando pronto para "defender a pátria, a Revolução e o socialismo".

As palavras de Díaz-Canel sugerem que, apesar de não ter mais cargos nominais, o irmão de Fidel Castro continuará tendo influência após a sucessão que ele mesmo defendeu com a presmissa de garantir a continuidade do sistema socialista de partido único e economia centralizada.

A declaração de intenções de Díaz-Canel é similar à que realizou em abril de 2018, quando substituiu Raúl Castro na presidência do país e garantiu que o veterano lideraria "as decisões de maior transcendência para o presente e o futuro da nação".

O Partido Comunista de Cuba divulgou que, no discurso final, o presidente e novo primeiro secretário disse que "o mais revolucionário dentro da Revolução é defender sempre o partido, da mesma forma que o partido deve ser o maior defensor da Revolução".