Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente mexicano é vacinado contra a Covid-19 durante entrevista coletiva

20/04/2021 16h52

Cidade do México, 20 abr (EFE).- O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, que testou positivo para Covid-19 em janeiro, recebeu nesta terça-feira, durante sua entrevista coletiva diária no Palácio Nacional, a primeira dose da vacina fabricada pela AstraZeneca.

"Não dói, mas também ajuda muito e protege a todos nós. Convido todos os idosos a se vacinarem. Não há risco", afirmou López Obrador, de 67 anos, que tem hipertensão e é relutante em usar máscaras em público.

O presidente retirou-se da entrevista coletiva para permanecer em observação por 30 minutos para possíveis efeitos adversos, como dores no local da injeção.

Com mais de 212 mil mortes e 2,3 milhões de infecções confirmadas, o México é o terceiro país do mundo com o maior número de óbitos, atrás dos Estados Unidos e do Brasil, e já aplicou 14,3 milhões de doses de diferentes vacinas.

Desde que as primeiras doses chegaram ao México em dezembro do ano passado, o presidente disse que seria vacinado quando fosse a vez da sua faixa etária e criticou duramente as chamadas "vacinações VIP" em outros países.

Com mais de 60 anos de idade e morador no centro da Cidade do México, onde está localizado o Palácio Nacional, López Obrador deveria receber sua primeira dose no final de março.

No entanto, ele adiou a vacinação pois seus médicos lhe disseram que ele tinha "anticorpos suficientes" após o teste positivo em janeiro, período em que sua agenda pública ficou suspensa por duas semanas.

Ao contrário de outros países, o México nunca questionou a eficácia da vacina da AstraZeneca, que tem sido aplicada normalmente em pessoas com mais de 60 anos de idade.

O país também tem doses das farmacêuticas Pfizer/BioNTech, Sputnik V (Rússia), Sinovac e CanSino (ambas da China).