Topo

Esse conteúdo é antigo

Professores de 5 estados do México começam a ser vacinados contra a Covid-19

20/04/2021 16h40

Cidade do México, 20 abr (EFE).- O México iniciou nesta terça-feira, em cinco estados do país, a imunização contra a Covid-19 de professores com doses da vacina fabricada pelo laboratório chinês CanSino, tendo como objetivo reabrir as escolas em um prazo de duas semanas.

Durante sua entrevista coletiva diária no Palácio Nacional, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, assistiu a partir de Tuxtla Gutiérrez, capital de Chiapas, a vacinação de Cecilia Palacios, primeira professora imunizada nesta terça.

Além de Chiapas, estão programadas vacinações em Coahuila, Nayarit, Tamaulipas e Veracruz.

O governo planeja aplicar nesses estados 529.989 doses da vacina da CanSino, que exigem apenas uma dose, para que as escolas possam ser reabertas em duas semanas.

A vacinação de educadores dos demais estados será realizada gradativamente até o dia 28 de maio, quando o governo espera ter imunizado cerca de três milhões de professores.

Os professores de Campeche, estado com o menor índice de infecções, já foram vacinados nas últimas semanas como parte de um plano piloto.

As escolas mexicanas foram oficialmente fechadas no dia 20 de março de 2020, onde, desde então, as aulas estão sendo ministradas através da televisão, rádio e internet.

Com mais de 212 mil mortes e 2,3 milhões de infecções confirmadas, o México é o terceiro país do mundo com o maior número de óbitos, atrás dos Estados Unidos e do Brasil, e já aplicou 14,3 milhões de doses de diferentes vacinas.