Topo

Esse conteúdo é antigo

Espanha impulsiona vacinação e 20% da população já recebeu alguma dose

22/04/2021 19h59

Madri, 22 abr (EFE).- A Espanha está acelerando seu processo de vacinação contra a Covid-19 e já conta com cerca de 10 milhões de imunizados (20,8% da população), impulsionado a partir desta quinta-feira com a administração da vacina fabricada pela Janssen.

Até ontem, 9.886.203 pessoas haviam recebido alguma dose da vacina, e somente nas últimas 24 horas, 456.777 foram imunizadas.

Em toda a Espanha repete-se a imagem dos centros de vacinação instalados em ginásios esportivos, hospitais ou grandes espaços externos.

Nesse ritmo, a imunização com as duas doses dos maiores de 80 anos, uma das prioridades da campanha de vacinação devido à vulnerabilidade ao coronavírus, pode chegar hoje a 70%, após ter avançado 15 pontos percentuais neste grupo em uma semana.

Após a aprovação feita pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), desde hoje a vacina da Janssen vem sendo administrada na Espanha, preferencialmente em pessoas de 70 a 79 anos.

No momento, as autoridades sanitárias espanholas priorizam a vacinação de pessoas com mais de 60 anos, consideradas as mais vulneráveis, e dos trabalhadores de setores essenciais, como a saúde, polícia e professores e militar.

Apesar das polêmicas decorrentes da suspensão da imunização com as vacinas da AstraZeneca e Janssen devido aos raros casos de trombose detectados, 82,8% dos espanhóis desejam ser vacinados quando chegar sua vez, segundo a última pesquisa do Centro de Investigações Científicas.