Topo

Esse conteúdo é antigo

Comissão Europeia propõe facilitar entrada na UE de pessoas já vacinadas contra a covid-19

Comissão Europeia propõe facilitar entrada na UE de pessoas já vacinadas contra a covid-19 - Reprodução
Comissão Europeia propõe facilitar entrada na UE de pessoas já vacinadas contra a covid-19 Imagem: Reprodução

03/05/2021 21h09

A Comissão Europeia (CE) propôs nesta segunda-feira que os Estados-membros diminuam as restrições sanitárias para os viajantes não essenciais que entrem na União Europeia, com base no "progresso das campanhas de vacinação" e possibilitem um "freio de emergência" para novas variantes do coronavírus.

O executivo comunitário, que pretende que a sua proposta entre em vigor em junho, defende a "permissão da entrada na UE por motivos não essenciais não só a todas as pessoas de países com boa situação epidemiológica, mas também a todas as pessoas que receberam a última dose recomendada de uma vacina autorizada pela UE", disse a Comissão em um comunicado.

"Isso poderia ser estendido às vacinas que tenham concluído o processo de inclusão na lista de usos emergenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS)", acrescenta a CE, de olho na temporada de turismo de verão na Europa.

No entanto, são os Estados-membros, representados no Conselho da UE, que tomam decisões sobre suas fronteiras durante a pandemia, mesmo que estas limitem a liberdade de circulação garantida pelos tratados da UE.

A Comissão quer que as capitais permitam a entrada na UE "às pessoas que receberam, pelo menos 14 dias antes da chegada, a última dose recomendada de uma vacina que tenha sido autorizada" pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), ou seja, Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Janssen.

Bruxelas acrescenta que "se os Estados-membros decidirem dispensar os requisitos de apresentação de um teste PCR negativo e/ou de quarentena para pessoas vacinadas em seu território, eles também devem dispensar esses requisitos para viajantes vacinados de fora da UE".

As crianças que são excluídas da vacinação devem poder viajar com seus pais vacinados se tiverem um teste PCR negativo feito pelo menos 72 horas antes.

Paralelamente, Bruxelas quer permitir um "freio de emergência" para novas variantes "que será coordenado a nível da UE e que limitará o risco de tais variantes entrarem na UE".

"Isso permitirá aos Estados-membros agir rapidamente e limitar temporariamente todas as viagens dos países afetados a um mínimo estrito pelo tempo necessário para implementar as medidas sanitárias adequadas", disse o comunicado da Comissão.

Se a situação num país se deteriorar rapidamente e, em particular, se for detectada uma nova tensão preocupante, os países podem "suspender urgente e temporariamente todas as viagens de ida e volta de cidadãos não comunitários residentes nesse país", de acordo com a proposta da Comissão.