Topo

Esse conteúdo é antigo

Acidente no metrô da Cidade do México deixa 23 mortos e 65 internados

04/05/2021 18h21

Cidade do México, 4 mai (EFE).- Pelo menos 23 pessoas morreram e 65 estão internadas devido ao acidente ocorrido no metrô da Cidade do México na noite de segunda-feira, quando se rompeu uma viga que sustentava uma ponte da linha 12, entre as estações de Olivos e Tezonco.

A estrutura sobre a qual o metrô circulava ruiu e dois dos vagões caíram em uma avenida cheia de veículos às 22h20 (horário local; 0h20 em Brasília).

Nas redes sociais, moradores da região reforçaram imediatamente as denúncias que já tinham feito sobre as condições precárias da estrutura, que foi danificada no último grande terremoto que atingiu a capital mexicana, em setembro de 2017.

"Lamentavelmente, o que ocorreu foi o colapso de uma viga na passagem de um trem. Serão feitas todas as investigações para conhecer as causas deste acidente", informou a chefe de governo da capital, Claudia Sheinbaum, em entrevista coletiva.

Sheinbaum revelou que há menores de idade entre as vítimas, mas não detalhou se estão mortos ou feridos. Segundo a governante, 23 pessoas morreram até o momento.

"O que ocorreu no metrô é uma tragédia terrível. Minha solidariedade às vítimas e suas famílias. Evidentemente, devem ser investigadas as causas para que as responsabilidades sejam determinadas. Estou à disposição das autoridades para contribuir em tudo que seja necessário", comentou o ministro das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, no Twitter.

A estrutura que entrou em colapso faz parte da linha do metrô construída quando Ebrard foi chefe de governo da capital, entre 2006 e 2012.

A linha 12 foi inaugurada em 30 de outubro de 2012, mas fechada em março de 2014 por falhas, e reabriu de outubro a novembro em 2015. O trecho foi reinaugurado sob o governo de Miguel Ángel Mancera (2012-2018) e, posteriormente, segundo os moradores da região, a estrutura foi afetada pelos terremotos de setembro de 2017.

Diversas organizações criticaram a precariedade das instalações do metrô da cidade e a falta de manutenção, que causa interrupções no serviço com frequência.

No dia 9 de janeiro, houve um incêndio no centro de controle do metrô da Cidade do México, no Centro Histórico, que causou uma morte e deixou 30 trabalhadores intoxicados e seis linhas sem operar.

O metrô da capital mexicana transporta cerca de 6 milhões de pessoas todos os dias úteis, sendo assim um dos mais movimentados do mundo, apesar da baixa utilização durante o fim de semana.

O secretário de Governo, José Alfonso Suárez del Real, explicou que os feridos estavam sendo transferidos a hospitais de Tlahuac e Iztapalapa, a leste da capital.

As primeiras imagens de vídeo mostram como dois vagões caem sobre a avenida, onde dezenas de veículos passavam no momento. Os serviços de emergência chegaram ao local imediatamente para atender as vítimas e remover o trem.

Em vídeo das câmeras de vigilância do governo, é possível observar a estrutura cedendo durante a passagem do trem, que caiu de uma altura de cerca de 20 metros, com dois vagões em formato de "V" no solo.