Topo

Esse conteúdo é antigo

ONU pede respeito à Constituição após destituições de juízes em El Salvador

04/05/2021 01h16

Nações Unidas, 3 mai (EFE).- O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu nesta segunda-feira que o governo de El Salvador respeite a Constituição e a separação de poderes, após a decisão da Assembleia Legislativa de destituir os juízes da Sala Constitucional da Suprema Corte e o procurador-geral, Raúl Melara.

Guterres, através do porta-voz, Stéphane Dujarric, disse que acompanha de perto a situação no país centro-americano e que "toma nota das preocupações expressadas em relação aos procedimentos usados para a destituição de membros da Sala Constitucional".

"O secretário-geral pede respeito às provisões constitucionais, ao Estado de direito, à divisão de poderes, para preservar o progresso democrático obtido pelo povo salvadorenho desde a assinatura do acordo de paz", comentou Dujarric, em entrevista coletiva diária.

El Salvador mergulhou em uma crise política desde que, no sábado, o governo assumiu o controle do Parlamento para o período de 2021 a 2024. Em sua primeira ação, votou pela destituição dos magistrados com os quais o presidente salvadorenho, Nayib Bukele, teve confrontos durante o ano passado.

Após saber das destituições, a Sala Constitucional emitiu uma decisão declarando ser inconstitucional a votação, ação que diversos advogados consideram anular a votação.

A decisão da Assembleia Legislativa foi repudiada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), pelos Estados Unidos e pela União Europeia, entre outros atores internacionais.