Topo

Esse conteúdo é antigo

Confronto na Esplanada das Mesquitas deixa mais de 200 palestinos feridos

10/05/2021 16h35

Jerusalém, 10 mai (EFE).- Mais de 200 palestinos ficaram feridos nesta segunda-feira durante intensos confrontos contra a polícia de Israel na Esplanada das Mesquitas, no território ocupado de Jerusalém Oriental, após dias de agitação na cidade.

Os confrontos contra os agentes da polícia israelensa começaram logo pela manhã e terminaram com 215 feridos, segundo o serviço de emergência do Crescente Vermelho, que acrescentou que mais de 153 tiveram de ser levados para hospitais da cidade ou transferidos para sua clínica de campanha.

Entre os feridos, quatro se encontram em estado grave, de acordo com um porta-voz do mesmo serviço médico.

A tensão aumentou muito em Jerusalém durante o final de semana, com três noites consecutivas de intensos choques entre palestinos e forças de segurança israelenses.

Tudo isto coincide com o mês sagrado muçulmano do Ramadã - quando as tensões começaram - e o possível despejo de famílias palestinas das suas casas em favor de colonos judeus, o que gerou protestos diários.

Os confrontos tiveram seu pico na sexta-feira e no sábado à noite, quando se espalharam para a Esplanada das Mesquitas e mais de 200 pessoas ficaram feridas em uma única noite.

Nesta manhã, os incidentes tiveram novamente seu epicentro no mesmo complexo - o terceiro local mais sagrado para o islã e o principal do judaísmo.

Grupos de palestinos entraram em conflito com as forças de segurança israelenses, que usaram bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar a multidão, de acordo com os meios de comunicação locais.

Os motins matinais também se espalharam pelos arredores da Esplanada das Mesquitas e pelas ruas da Cidade Velha, com alguns confrontos com israelenses da região.

Este dia é especialmente tenso devido à comemoração do Dia de Jerusalém, em que os israelenses celebram o que consideram a reunificação da cidade em 1967, o que para os palestinos significa o início da ocupação.

Ainda hoje está prevista a realização de uma grande marcha pela Cidade Velha organizada por ultranacionalistas judeus, o que pode exacerbar as tensões.

Para conter a situação, de acordo com alguns relatos dos meios de comunicação, a polícia israelense proibiu hoje o acesso dos judeus à Esplanada das Mesquitas.

De acordo com o jornal "Haaretz", até o momento, 150 pessoas já foram proibidas de entrar, embora isto não tenha impedido que as tensões aumentassem.

Ainda segundo o "Haaretz", milhares de palestinos estavam à espera dentro do complexo com pedras, barras de ferro e coquetéis Molotov para impedir uma possível entrada de judeus, enquanto outros atacaram os policiais posicionados na área.