Topo

Esse conteúdo é antigo

Keiko Fujimori se aproxima de Castillo nas eleições peruanas, diz pesquisa

10/05/2021 22h08

Lima, 10 mai (EFE).- A candidata de direita Keiko Fujimori aparece apenas dois pontos atrás do socialista Pedro Castillo, na pesquisa divulgada nesta segunda-feira para as eleições presidenciais do Peru que acontecerão em junho.

A pesquisa, realizada de 6 a 8 deste mês pela empresa privada CPI em 55 províncias de 22 dos 24 departamentos do Peru, indicou que Castillo mantém o primeiro lugar, com 34,2%, mas Fujimori encurtou a distância, com 32% do apoio dos eleitores.

Além disso, 18,5% dos cidadãos afirmam que pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 15,3% dizem que estão "indecisos".

A atual pesquisa mostra que Pedro Castillo continua em uma posição semelhante à realizada anteriormente pela mesma empresa, entre os dias 17 e 20 de abril, que lhe deu 34,2%.

No entanto, Keiko Fujimori teve um aumento notável, de 23,1% no mês passado para 32% em maio.

A filha do ex-presidente peruano Alberto Fujimori mantém sua base eleitoral em Lima, onde recebe 39%, enquanto Castillo é o preferido de 25,9% dos eleitores da capital, embora ele esteja na frente no interior do país, com 38,8%, contra 28% de sua adversária.

A pesquisa confirma uma tendência de crescimento da candidatura de Fujimori, já que outra, divulgada ontem pelo Instituto de Estudos Peruanos (IEP), indicou que ela havia avançado 8,5 pontos em relação ao mês anterior e atualmente tem 30% das preferências.

Pedro Castillo e Keiko Fujimori ocuparam o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, nas eleições gerais de 11 de abril e disputarão o segundo turno presidencial no dia 6 de junho.