Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido reduz de 4 para 3 o nível de alerta por Covid-19

10/05/2021 16h29

Londres, 10 mai (EFE).- As autoridades de saúde do Reino Unido anunciaram nesta segunda-feira que o nível de alerta devido à Covid-19 foi reduzido de 4 para 3, o que significa que o vírus continua circulando pelo país, mas já não se propaga de forma exponencial.

"Seguindo o conselho do Centro Conjunto para Biossegurança e seguindo os dados mais recentes, os médicos do Reino Unido e o diretor-médico nacional de Inglaterra (Stephen Powys) concordam que o nível de alerta do Reino Unido deve ser transferido de 4 para 3", disseram em comunicado conjunto os quatro chefes de saúde de Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.

O comunicado atribui a mudança no nível de gravidade "aos esforços dos cidadãos britânicos em (implementar) medidas de distanciamento social e ao impacto que estamos a começar a notar no programa de vacinação, e que têm diminuído consistentemente o número de casos (de infecção), mortes e a pressão hospitalar".

Na mesma nota, os médicos alertam que "a Covid-19 continua a circular e as pessoas estão sendo infectadas e espalhando o vírus todos os dias", razão pela qual "precisamos continuar atentos. Esta ainda é uma pandemia global".

"É muito importante que todos continuemos a seguir de perto as diretrizes e que todos recebam as duas doses de vacina quando oferecidas", ressaltaram.

A mudança no nível de alerta pandêmico ocorre no mesmo dia em que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deve confirmar em uma coletiva de imprensa que mais restrições serão aliviadas no Reino Unido a partir da próxima segunda-feira.

Entre as regras que devem ser relaxadas estão os encontros sociais em locais fechados de até 6 pessoas ou dois lares diferentes e a permanência na área interna de pubs e restaurantes.

De acordo com os últimos números oficiais, 17.669.379 pessoas já receberam as duas doses no Reino Unido, o equivalente a 33,5% da população com mais de 18 anos.

O governo indicou que as taxas de infecção no país estão agora no nível mais baixo desde setembro do ano passado e que as admissões hospitalares para a doença continuam a diminuir.

De acordo com os últimos dados comunicados no domingo, foram registradas 9 mortes por e 1.770 infecções em 24 horas.