Topo

Esse conteúdo é antigo

México anuncia vacinação de mulheres grávidas contra Covid-19

11/05/2021 16h53

Cidade do México, 11 mai (EFE).- O governo do México anunciou nesta terça-feira o início da vacinação contra a Covid-19 de mulheres grávidas, independentemente da idade, porque, segundo as autoridades sanitárias do país, estas têm "maior risco de morte".

"Foi decidido incluir todas as mulheres grávidas, independentemente da sua idade. Serão candidatas à vacinação a partir da nona semana de gravidez", explicou Ruy Lopez Ridaura, diretor-geral do Centro Nacional de Programas Preventivos e Controle de Doenças do México.

Durante a coletiva de imprensa matinal do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, López Ridaura explicou que "há muitas provas" de que o coronavírus em mulheres grávidas "é mais grave e há um maior risco de morte".

Por esse motivo, ressaltou que as mulheres grávidas podem a partir de agora inscrever-se no registro de vacinação do site oficial do governo.

"Elas podem receber qualquer tipo de vacina. Todas as vacinas disponíveis no México são seguras. Podem ser aplicadas durante a gravidez e o benefício que proporcionam é muito importante", ressaltou López Ridaura.

Por sua parte, o estrategista do governo na luta contra o coronavírus, Hugo López-Gatellis, disse que o México já acumula "quatro meses contínuos de redução da epidemia" e previu que fechará esta semana com mais dados positivos.

Com 219.089 mortes e 2.366.496 casos confirmados, o México é o quarto país do mundo com maior número de óbitos devido à pandemia, depois de Estados Unidos, Brasil e Índia.

Até agora, o país, que tem 126 milhões de habitantes, administrou 21,3 milhões de doses de cinco vacinas diferentes em trabalhadores da saúde, professores e pessoas com mais de 60 anos.

Desde o último mês de dezembro, o México recebeu 27 milhões de doses da Pfizer, AstraZeneca, CanSino, Sputnik V e Sinovac.