Topo

Esse conteúdo é antigo

Chile anuncia novas suspensões de quarentena a dois dias das eleições

13/05/2021 19h06

Santiago, 13 mai (EFE).- As autoridades sanitárias do Chile anunciaram nesta quinta-feira, dois dias antes das megaeleições de 15 e 16 de maio, que mais de 20 distritos sairão da quarentena total, como consequência de um leve retrocesso da segunda onda da pandemia registrada nos últimos dias.

No total, 24 municípios sairão do confinamento a partir da próxima semana, incluindo as cidades turísticas de Valparaíso e Viña del Mar, que voltarão a usufruir da livre circulação de segunda a sexta-feira após mais de um mês de lockdown que chegou a ser imposto a 90% da população.

As eleições deste final de semana, inicialmente previstas para abril, são umas das mais importantes desde o regresso à democracia no Chile, em 1990, e mais de 14,9 milhões de eleitores estão convocados às urnas.

O país, que em março e abril foi atingido por uma grave segunda onda que colocou o sistema de saúde nas cordas, viu o número de pessoas infectadas baixar para cerca de 6.000 durante vários dias, o que levou as autoridades a anunciar o levantamento das restrições.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 6.181 novos casos e 136 mortes, elevando o total da pandemia para mais de 1,2 milhão de pessoas infectadas e 27.520 óbitos.

A taxa de positividade nacional - o número de infecções a cada 100 testes PCR - nas últimas 24 horas foi de 8,9%, uma das mais baixas dos últimos dias, após a realização de mais de 60.000 testes.

Em relação à vacinação, o Chile tem uma das campanhas mais bem sucedidas do mundo: mais de 58% da população (mais de 8,8 milhões de pessoas) foi inoculada com uma dose, enquanto 49% já recebeu as duas.

O governo também apressou o calendário de vacinação no período que antecedeu as eleições, com o objetivo de imunizar os maiores de 35 anos com pelo menos uma dose até essa data.