Topo

Esse conteúdo é antigo

Cuba registra recorde de casos diários de Covid-19, com 1.277

14/05/2021 19h14

Havana, 14 mai (EFE).- Cuba registrou nesta sexta-feira um novo recorde de casos de Covid-19, com 1.277 contágios em um único dia, enquanto continua a maciça campanha de vacinação iniciada esta semana com duas candidatas à vacina produzidas na ilha.

O recorde anterior de casos diários data de 23 de abril, quando em um só dia foram registrados 1.241 casos positivos.

Desde o início da pandemia, a ilha registrou 121.838 infecções e 785 mortes, 7 das quais foram confirmadas ontem, de acordo com o relatório diário do Ministério da Saúde Pública de Cuba.

Do número total de contágios diagnosticados hoje após o processamento de 23.137 testes PCR, 1.212 correspondem a casos autóctones e 65 tiveram sua fonte de infecção no exterior.

Havana e as províncias de Santiago de Cuba (leste) e Matanzas (oeste) foram responsáveis pela maioria dos casos do dia, com 657, 88 e 68, respectivamente.

Na capital cubana, onde vivem 2,2 milhões de pessoas, está em vigor um toque de recolher noturno e outras medidas para frear a transmissão do coronavírus.

Por outro lado, um imenso estudo de intervenção sanitária começou na quarta-feira passada com duas das cinco candidatas a vacinas mais avançadas que estão sendo desenvolvidas por Cuba: Abdala e Soberana 02.

Esta intervenção prevê a administração destes imunizantes em mais de 1,7 milhão de habitantes da capital cubana até agosto, apesar de a autorização para o uso de emergência estar pendente.

A Abdala concluiu a aplicação de doses da terceira fase dos ensaios clínicos, enquanto a Soberana 02 deverá fazê-lo nos próximos dias.

Cuba não faz parte do consórcio Covax, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir que países em desenvolvimento tenham acesso às vacinas, nem as adquiriu no mercado internacional.