Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeita de Bogotá testa positivo para covid-19

14/05/2021 19h12

Bogotá, 14 mai (EFE).- A prefeita de Bogotá, Claudia López, informou nesta sexta-feira que testou positivo para covid-19 em um exame de PCR, mas apresenta sintomas leves e permanecerá em repouso por recomendação médica.

"Depois de muitos cuidados, de mais de um ano, finalmente peguei covid-19. Os médicos me informaram que tenho um teste de PCR positivo, mas todos os meus sinais vitais estão bons, só sinto um pouco de mal-estar e muito cansaço", confirmou a governante em vídeo divulgado em redes sociais.

Por recomendação dos profissionais da saúde que a atenderam, a prefeita deverá ficar em repouso e isolamento. O secretário da Saúde, Alejandro Gómez, assumirá temporariamente as funções de López.

"Ainda não me sinto bem e vou estar pendende de tudo, também por responsabilidade e precaução. Nunca se sabe o que pode acontecer", comentou a prefeita.

Bogotá, a cidade mais afetada do país, atravessa uma situação crítica com o aumento dos contágios e mortes diárias e a rede hospitalar à beira do colapso.

Segundo as autoridades locais, a capital colombiana já está vendo os efeitos de 17 dias de aglomerações nas ruas devido aos protestos contra o governo nacional, uma das piores crises sociais e políticas do país.

"Quero reiterar meu pedido ao governo nacional e ao Comitê de Paralisação para que estabeleçam sem mais demora uma mesa de diálogo nacional. É necessário avançar para a construção de confiança, com regras claras, um método claro de consulta social e econômica", disse López.

Desde o início da pandemia, a Colômbia contabiliza 3.067.879 casos de covid-19 e 79.760 mortes por complicações da doença.

"Peço mais uma vez a todos para que tenham cuidado, peço ao Comitê de Paralisação e ao governo nacional que não atrasem mais a reunião", insistiu.