Topo

Esse conteúdo é antigo

Sánchez defende importância da aliança estratégica entre UE e América Latina

17/05/2021 15h25

Madri, 17 mai (EFE).- O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, comprometeu-se nesta segunda-feira a continuar trabalhando com a União Europeia para alcançar uma aliança estratégica entre o bloco e a América Latina.

Sánchez inaugurou hoje em Madri o IV Congresso do Ceapi (Conselho Empresarial Aliança pela Ibero-América), que debate o papel social das empresas como participantes em um novo estado de bem estar-social e como peças-chave para enfrentar a crise da Covid-19.

O impacto da pandemia na América Latina foi um dos eixos do seu discurso, no qual salientou que esta região é crucial para a Espanha, e ainda mais depois do coronavírus, razão pela qual convidou os participantes a promoverem o investimento cruzado.

Para Sánchez, o objetivo de Espanha é expandir seu compromisso sustentado com a América Latina e promover a inclusão da região na agenda europeia.

O plano, segundo explicou, passa por criar uma aliança estratégica entre a UE e a América Latina que envolva a atualização dos acordos entre as duas regiões, como o acordo com o Mercosul, que pretende que seja mais ambicioso em aspectos fundamentais para os cidadãos.

O presidente do governo espanhol também aproveitou a oportunidade para reiterar seu compromisso de acesso universal às vacinas contra a Covid-19.

"A vacinação é a melhor política econômica nacional e internacional", destacou, antes de assegurar que a Espanha é o melhor aliado da América Latina neste âmbito.

Na opinião de Sánchez, a crise provocada pelo coronavírus mostrou as limitações do modelo econômico na região e por isso é necessário adotar decisões que reduzam as desigualdades a fim de se conseguir uma recuperação justa.

Neste sentido, defendeu o fim dos paraísos fiscais e da concorrência da baixa tributação global, uma vez que, em sua opinião, isto fez com que os governos não tivessem os recursos necessários para financiar investimentos fundamentais.

Em outro momento, Sánchez também destacou o papel dos empresários na saída da crise e apelou às empresas espanholas para continuarem a investir na América Latina por acreditar ser "uma aposta segura".

O governante espanhol frisou ainda a eficácia do sistema de cúpulas ibero-americanas e a importância da presença de empresas espanholas na América Latina, comentando que espera que os números das relações comerciais entre a Espanha e esta região que existiam antes da pandemia voltem a ser alcançados em breve.