Topo

Esse conteúdo é antigo

Alemanha oferecerá vacina a toda população a partir de 7 de junho

18/05/2021 01h03

Berlim, 17 mai (EFE).- A Alemanha concluirá no dia 7 de junho a imunização contra a Covid-19 dos grupos prioritários e, a partir dessa data, qualquer pessoa com mais de 16 anos poderá marcar uma data para se vacinar, segundo informou nesta segunda-feira o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn.

Spahn tomou esta decisão em conjunto com os chefes de saúde dos 16 Länder do país em uma videoconferência sobre a campanha de vacinação, na qual concordaram ainda que a partir desse dia as doses comecem a ser administradas também por médicos particulares e de empresas.

"Quem quiser ser vacinado, para proteger a si próprio e às pessoas à sua volta, terá a oportunidade de fazê-lo entre dentro de algumas semanas e o final do verão", destacou Spahn.

O ministro alemão ainda pediu "paciência" porque, apesar do aumento significativo do número de doses disponíveis nas próximas semanas, nem todos aqueles que querem ser vacinados terão a oportunidade de ser imunizados em junho.

A Alemanha deverá receber pelo menos 15 milhões de doses de vacinas nas três semanas anteriores a 7 de junho, de acordo com os cronogramas das empresas farmacêuticas.

A campanha de vacinação ganhou velocidade nas últimas semanas na Alemanha com a chegada de mais doses dos três fabricantes licenciados na União Europeia e a participação de médicos de família no esforço de imunização.

Nas últimas três semanas, a Alemanha conseguiu em três ocasiões ultrapassar o patamar de um milhão de vacinas administradas por dia. Na quarta-feira passada, o país fixou seu recorde, quando 1,35 milhão de pessoas receberam uma dose.

De acordo com o Ministério da Saúde alemão, 37% da população alemã (30,8 milhões de pessoas) recebeu pelo menos uma dose da vacina, enquanto 11,2% (9,3 milhões) também já foi imunizado com a segunda dose.