Topo

Esse conteúdo é antigo

Contágios por Covid-19 e taxa de ocupação das UTIs seguem caindo na Espanha

18/05/2021 02h07

Madri, 17 mai (EFE).- A Espanha mantém em baixa os níveis de transmissão da Covid-19, cuja incidência se situa em uma média de 151 casos por 100 mil habitantes em 14 dias, 11 pontos a menos do que na sexta-feira passada, enquanto vê diminuir gradualmente a taxa de ocupação das UTIs, para 18,6% dos leitos disponíveis.

O Ministério da Saúde espanhol registrou nesta segunda-feira 11.061 novas infecções, aumentando os números totais da pandemia para 3.615.860, enquanto o total de mortes chegou a 79.432, com 171 óbitos nos últimos sete dias.

Por outro lado, mais de 7,2 milhões de pessoas já foram totalmente imunizadas contra a Covid-19, com as duas doses da vacina, o equivalente a mais de 15% de toda a população do país.

O porta-voz do Ministério da Saúde para a pandemia, Fernando Simón, destacou hoje que a tendência descendente está sendo constatada em praticamente todas as regiões e considerou a evolução "favorável", embora com cautela.

Simon advertiu também que ainda não se pode garantir que as aglomerações de pessoas que comemoraram o fim do estado de emergência no dia 9 de maio e neste último final de semana reflitam na taxa de contágio.

Embora, com a vacinação, a Espanha esteja se aproximando de uma imunidade de grupo, o porta-voz alertou que ainda não é o momento de relaxar as medidas de proteção pessoal.