Topo

Esse conteúdo é antigo

Vice-presidente da Colômbia é nomeada ministra das Relações Exteriores

20/05/2021 04h40

Bogotá, 19 mai (EFE).- A vice-presidente da Colômbia, Marta Lucía Ramírez, foi nomeada ministra das Relações Exteriores nesta quarta-feira em substituição a Claudia Blum, que renunciou na semana passada em meio à crise por causa dos protestos sociais.

"Quero nomear nossa vice-presidente da República, Dra. Marta Lucía Ramírez de Rincón, como a nova ministra das Relações Exteriores da República. A Dra. Marta Lucia é uma mulher com uma grande carreira na política e no setor privado", anunciou o presidente do país, Iván Duque, em comunicado.

O chefe de governo afirmou que Marta Lucía terá como principais tarefas fortalecer as relações bilaterais e representar o país em espaços multilaterais. "Queremos reafirmar não só o espírito democrático de nosso país, mas também a convicção de ser um país sempre respeitoso dos direitos humanos", destacou Duque, que quer à atenção à imigração.

"Pedi à nova ministro das Relações Exteriores que também assumisse o desafio de fazer avançar toda a política migratória de nosso país, para fortalecer os laços de segurança e defesa, mas também para abrir novas fronteiras para nosso país", disse.

MOMENTO IMPORTANTE PARA A COLÔMBIA.

O descontentamento social na Colômbia continuou ininterruptamente nas ruas durante três semanas, arrastando uma extensa lista de demandas que incluem o fim da violência policial, que segundo a ONG Temblores é responsável por 43 homicídios durante as manifestações, e maiores oportunidades para os jovens.

O Ministério das Relações Exteriores teve que lidar com diversas críticas e chamadas de atenção nas últimas semanas de organismos internacionais, das Nações Unidas e de vários países sobre as imagens da brutalidade policial durante os protestos.

Houve várias condenações internacionais ao uso excessivo da força pela polícia e pelo Esquadrão Móvel Anti-Riot (Esmad), especialmente em Cali, o epicentro dos protestos e a terceira maior cidade do país vizinho.

"É um momento particularmente importante para a Colômbia em sua agenda internacional", considera Marta Lucía. "É uma agenda que no final do dia tem que servir para desenvolver a política interna, o plano de desenvolvimento nacional, para nos conectar muito mais com o mundo", acrescentou.

Ela lembrou que não será a primeira vice-presidente a combinar seu cargo com um Ministério, já que Gustavo Bell dividiu a função de vice com pasta da Defesa entre 2001 e 2002, durante o governo de Andrés Pastrana.

LARGA CARREIRA POLÍTICA.

Marta Lucía, que faz parte do governo do Duque desde o começo, em 7 de agosto de 2018, entrou na vida pública em 1990 para dirigir o Instituto Colombiano de Comércio Exterior (Incomex), que mais tarde se tornou o Ministério do Comércio Exterior.

Na nova pasta ela, foi nomeada vice-ministra um ano depois, durante o mandato de César Gaviria. Em 1998, acabou assumindo a direção do ministério durante o Governo de Pastrana. Seu trabalho no governo a levou a ser embaixadora da Colômbia na França, até ser chamada em 2002 pelo então presidente Álvaro Uribe para dar o salto para o Ministério da Defesa, pasta que ocupou durante um ano.

Ela também foi senadora entre 2006 e 2009, assim como candidata à presidência nas eleições de 2014, nas quais ficou em terceiro lugar, atrás de Juan Manuel Santos e Óscar Iván Zuluaga.