Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia pede união de países do BRICS para fortalecer e reformar a ONU

01/06/2021 13h29

Moscou, 1 jun (EFE).- O ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, pediu nesta terça-feira que os países-membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) unam forças para fortalecer e reformar a ONU, principal avalista do direito internacional, a fim de enfrentar os perigos e desafios atuais.

"Apoiamos a iniciativa (...) de que os ministros dos países do BRICS enviem um sinal forte e conjunto em favor do fortalecimento e da reforma do sistema multilateral nas bases inabaláveis do direito internacional", disse Lavrov durante uma reunião por videoconferência de chanceleres do bloco.

Esta iniciativa, proposta pela delegação indiana, terá como objetivo confirmar "o papel central da organização mais universal e inclusiva, a ONU", ressaltou o ministro russo.

"E o voto unido dos BRICS sobre isso é necessário como nunca antes", completou.

Lavrov lamentou que, no contexto da pandemia do coronavírus, "as tendências negativas nas relações internacionais tenham aumentado e o potencial para conflitos e os riscos de destruição do sistema de estabilidade estratégica tenham aumentado".

"O egoísmo nacional, a vontade de garantir posições dominantes a qualquer custo e o desprezo pelos interesses de outros países minam os alicerces do sistema multilateral criado após a Segunda Guerra Mundial, cuja pedra angular é o direito internacional", declarou.

Nesse sentido, o chefe da diplomacia russa destacou que estava se referindo "aos estatutos da ONU e não a certas regras que nossos colegas do Ocidente inventam".

Segundo Lavrov, "neste momento cresce o número e a complexidade dos desafios que se colocam à comunidade internacional, ao desenvolvimento estável do planeta, que incluem ameaças de terrorismo, crimes transnacionais, incluindo o espaço digital, as alterações climáticas e o aprofundamento do abismo entre ricos e pobres".

"Esses problemas só podem ser resolvidos juntos", reiterou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, que destacou o papel essencial do BRICS "na solução dos problemas globais contemporâneos", descrevendo-o como um "exemplo de multilateralismo autêntico, inclusivo, universal e não discriminatório".